Transporte de Doentes

Transporte de Doentes

No ano 1987, a ASFE SAÚDE iniciou a sua atividade na valência de transporte de doentes, com atuação na sua área sede, concelho de Mafra, extensiva a qualquer ponto do país, através de contratos celebrados com várias Instituições de Saúde.

O transporte de doentes assume grande relevância na prestação dos cuidados de saúde, por isso, está sujeita à disciplina e inspeção do Ministério da Saúde. O Decreto-Lei n.º 38/91, de 28 de março, veio reger e consequentemente regulamentar esta atividade, tendo sido atribuído, à ASFE SAÚDE, o Alvará do INEM n.º 076, em 11/03/1996. Com a publicação da Lei n.º 14/2013, de 31 de janeiro, as IPSS ficaram isentas de requerer alvará para o exercício da atividade de transporte de doentes.

Atualmente possui uma frota com mais de 30 ambulâncias, licenciadas pelo IMT e pelo INEM, devidamente equipadas de acordo com a legislação em vigor, dispõe de equipamentos médicos que são regularmente alvo de calibração e manutenção, o que permite uma atuação mais eficiente de toda a tripulação.

Os nossos tripulantes têm obrigatoriamente o curso de Tripulante de Ambulância de Socorros (TAS), ou Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e o de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), sendo os mesmos, periodicamente, objeto de recertificação.

Em de Dezembro de 2018, a ASFE SAÚDE, implementou um sistema de gestão da qualidade e obteve a certificação da Norma ISO 9001:2015, pelo cumprimento dos seus requisitos na área dos Transportes de Doentes não Urgentes.

 

Avaliação de fornecedores

No âmbito da certificação ISO9001:2015 que a ASFE SAÚDE implementou, no Serviço de Transporte de Doentes Não Urgentes, onde a Qualidade é um importante fator de sucesso para a obtenção de resultados, informamos que iremos proceder à avaliação dos nossos fornecedores, tendo por base os seguintes critérios de avaliação:

  • Cumprimento de prazos;
  • Satisfação de requisitos técnicos;
  • Não conformidades.

 

Estes parâmetros por sua vez recebem uma classificação através da seguinte escala:

PARÂMETROS

4

3

2

1

PONDERAÇÃO

Cumprimento do prazo

sempre

frequentemente

raramente

nunca

0,25

Satisfação de requisitos técnicos

100%

80-99%

50-79%

<50%

0,25

Não conformidades

não ocorreram

ocorreram mas sem impacto

ocorreram mas só causaram problemas internos

ocorreram e causaram problemas ao cliente

0,5

 

 

 

No final desta análise é realizada uma média ponderada dos parâmetros anteriormente referidos, onde recebem uma classificação:

 

 

CATEGORIA

CLASSIFICAÇÃO

A - Qualificado

3,1 a 4

B - Qualificado

2 a 3

C - Excluído

1 a 1,9

 

*Exceção: quando não existe alternativa – Ações de melhoria para o fornecedor, reuniões, avaliações contínuas e inputs

Fórmula de cálculo para atribuição da respetiva categoria:

25% * Cumprimento dos Prazos + 25% * Satisfação de requisitos técnicos + 50% * Não Conformidades

O resultado da avaliação de fornecedores será utilizado na Revisão pela Gestão.