Transporte de Doentes
No ano 1987, a ASFE SAÚDE iniciou a sua atividade na valência de transporte de doentes, com atuação na sua área sede, concelho de Mafra, extensiva a qualquer ponto do país, através de contratos celebrados com várias Instituições de Saúde.
O transporte de doentes assume grande relevância na prestação dos cuidados de saúde, por isso, está sujeita à disciplina e inspeção do Ministério da Saúde. O Decreto-Lei n.º 38/91, de 28 de março, veio reger e consequentemente regulamentar esta atividade, tendo sido atribuído, à ASFE SAÚDE, o Alvará do INEM n.º 076, em 11/03/1996. Com a publicação da Lei n.º 14/2013, de 31 de janeiro, as IPSS ficaram isentas de requerer alvará para o exercício da atividade de transporte de doentes.
Atualmente possui uma frota com mais de 30 ambulâncias, licenciadas pelo IMT e pelo INEM, devidamente equipadas de acordo com a legislação em vigor, dispõe de equipamentos médicos que são regularmente alvo de calibração e manutenção, o que permite uma atuação mais eficiente de toda a tripulação.
Os nossos tripulantes têm obrigatoriamente o curso de Tripulante de Ambulância de Socorros (TAS), ou Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e o de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), sendo os mesmos, periodicamente, objeto de recertificação.
Em de Dezembro de 2018, a ASFE SAÚDE, implementou um sistema de gestão da qualidade e obteve a certificação da Norma ISO 9001:2015, pelo cumprimento dos seus requisitos na área dos Transportes de Doentes não Urgentes.
Fichas técnicas dos produtos de higiene utilizados nas ambulâncias e VDTD’s:
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Avaliação de fornecedores
No âmbito da certificação ISO9001:2015 que a ASFE SAÚDE implementou, no Serviço de Transporte de Doentes Não Urgentes, onde a Qualidade é um importante fator de sucesso para a obtenção de resultados, informamos que iremos proceder à avaliação dos nossos fornecedores, tendo por base os seguintes critérios de avaliação:
- Cumprimento de prazos;
- Satisfação de requisitos técnicos;
- Não conformidades.
Estes parâmetros por sua vez recebem uma classificação através da seguinte escala:
PARÂMETROS
|
4 |
3 |
2 |
1 |
PONDERAÇÃO
|
Cumprimento do prazo |
sempre |
frequentemente |
raramente |
nunca |
0,25 |
Satisfação de requisitos técnicos |
100% |
80-99% |
50-79% |
<50% |
0,25 |
Não conformidades |
não ocorreram |
ocorreram mas sem
impacto |
ocorreram mas só
causaram problemas internos |
ocorreram e causaram
problemas ao cliente |
0,5 |
No final desta análise é realizada uma média ponderada dos parâmetros anteriormente referidos, onde recebem uma classificação:
CATEGORIA |
CLASSIFICAÇÃO |
|
A - Qualificado |
3,1 a 4 |
|
B - Qualificado |
2 a 3 |
|
C - Excluído |
1 a 1,9 |
|